No dia 5 de outubro de 2004, foi lançada ofi- cialmente a rede ‘speciesLink’ criada pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), Diretor Presidente Vanderlei Perez Canhos. Integrada ao Sistema de Informação Ambiental do Programa Biota/FAPESP (SinBiota), a rede, que deverá permitir a integração dinâmica de dados sobre a biodiversidade paulista, começa além das fronteiras do Estado: a coleção do Jardim Botânico do Rio de Janeiro já está integrada ao sistema.

O sistema permite a integração de diferentes grupos taxonômicos por meio de bancos de dados distribuídos e protocolos de comunicação. Com isso, será possível ligar, no futuro, as coleções biológicas a outras redes de informação do país e do exterior, por meio de softwares livres. A nova estrutura envolve registros de microrganismos, ácaros, insetos, répteis, mamíferos, peixes e tipos de madeira. A rede compartilhará informações de coleções das três universidades paulistas e de nove institutos de pesquisa, além do Jardim Botânico Fluminense. O speciesLink deverá ser utilizado como embrião para o desenvolvimento de uma rede brasileira de coleções científicas.

“Com o objetivo de acomodar a biodiversidade tanto sob o ponto de vista geográfico como taxonômico, a expectativa é que o sistema tenha 750 mil registros até 2006”, prevê Canhos. A idéia é que esses aplicativos possam ajudar na resolução de problemas como proteção de espécies ameaçadas, mudanças climáticas e planejamento de áreas de conservação.

“Com o avanço das ferramentas de análise, síntese e visualização dos dados, as coleções que ficarem de fora de uma plataforma como o speciesLink tenderão a ficar menos competitivas e menos visíveis para a comunidade científica”, disse Canhos.

O mecanismo físico que viabiliza o novo sistema foi estruturado a partir de servidores que permitem a integração de informações por meio da Rede ANSP (Academic Network at São Paulo), a conexão de internet avançada do Estado de São Paulo e também um programa da FAPESP. Mais informações: < http://splink.cria.org.br>. Fonte: Thiago Romero, Agência de Notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), 6 de outubro de 2004.

"Biodiversidade Ganha Rede," Edentata 2004(6), 59-60, (1 December 2004). https://doi.org/10.1896/1413-4411.6.1.59c
Published: 1 December 2004
Back to Top