O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, uma unidade de pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia (IDSM-OS/MCT), lançou a revista eletrônica Uakari. Uakari foi concebida para a publicação de resultados de pesquisas originais em conservação da biodiversidade e uso sustentável e participativo dos recursos naturais do biota amazônico, e se dedica especialmente na publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, ou mesmo em outros sítios amazônicos com o apoio ou patrocínio do IDSM. Deste modo, Uakari publica textos de ciências biológicas e ambientais em geral, e também de ciências humanas relacionadas à questão da conservação da biodiversidade amazônica.

Os trabalhos publicados em Uakari devem se enquadrar numa das duas categorias seguintes: ‘Artigos científicos’ e ‘Notas curtas.’ (Na última categoria também se admitem as listas de levantamentos taxonômicos, e as séries históricas de dados ambientais ou sociais ligados à conservação da biodiversidade.) Uma versão física, em papel, também será produzida, em baixa tiragem, exclusivamente para envio e depósito em algumas bibliotecas de referência.

O primeiro número (Ano 1, Número 1, Novembro de 2005), inclui os seguintes artigos: Frugivoria e dispersão de sementes por peixes na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã – L. Lopes de Souza; Participação comunitária na preservação de praias para reprodução de quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil – A. F. Terán; Comportamento reprodutivo das mulheres ribeirinhas do Amanã – E. A. F. Moura; O manejo sustentável das áreas alagáveis da Amazônia Central e as comunidades de herbáceas aquáticas – M. T. F. Piedade, J. Schoengart e W. J. Junk; Richness and abundance of gall-forming insects in the Mamirauá várzea, a flooded Amazonian forest – G. R. Julião, E. M. Venticinque e G. W. Fernandes; Um ensaio sobre a adaptação de Pygocentrus nattereri à variação sazonal das águas do Lago Mamirauá – Reserva do Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – M. Camargo e H. Queiroz; Ritmo de atividade diária de Osteoglossum bicirrhosum (Peixes: Osteoglossiformes) em quatro lagos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, AM – R. Chaves, M. Camargo, H. Queiroz e A. Hercos. Para maiores informações: < www.mamiraua.org.br/uakari>.

"Nova Revista Eletrônica – Uakari," Neotropical Primates 13(3), 44, (1 December 2005). https://doi.org/10.1896/1413-4705.13.3.44a
Published: 1 December 2005
Back to Top