Open Access
How to translate text using browser tools
28 June 2010 Usos de invertebrados na medicina popular no Brasil e suas implicações para conservação
Rômulo R. N. Alves, Thelma L. P. Dias
Author Affiliations +
Abstract

Animais medicinais constituem uma parte integral da Medicina Popular Brasileira tanto em áreas urbanas quanto rurais. Não obstante, embora o uso de animais medicinais represente um importante componente da medicina tradicional tem sido pouco estudado quando comparado às plantas medicinais. O presente trabalho apresenta uma revisão sobre os invertebrados medicinais. Os resultados revelam que pelo menos 81 espécies de invertebrados de cinco grupos taxonômicos diferentes são usados para tratamento de diferentes doenças no Brasil. Os grupos com maior número de espécies foram insetos (n=41 espécies), moluscos (n=17) e crustáceos (n=16). Esses resultados evidenciam a importância dos invertebrados medicinais como alternativa terapěutica. Alguns dos animais medicinais comercializados constam em listas de espécies ameaçadas, evidenciando a necessidade premente de se considerar a zooterapia dentro do contexto da conservação da biodiversidade no Brasil. Ações conservacionistas, não devem ser direcionadas apenas às espécies ameaçadas, mas também a espécies cujo uso seja amplamente disseminado no país. Além dos aspectos biológicos, os fatores econômicos e socioculturais influenciam a relação das pessoas e a utilização de recursos zooterápicos. A necessidade de novos estudos, sobre a fauna medicinal do Brasil é evidente, visando a busca de uma melhor compreensão desta forma de terapia, levando em consideração não só os seus aspectos ecológicos, mas também cultural e farmacológicos.

Introdução

Biodiversidade e medicina tradicional são tópicos intimamente conectados, uma vez que a biodiversidade é uma fonte inestimável de informação e matéria-prima que suporta sistemas de saúde tradicionais em diferentes culturas humanas [1]. Animais e produtos derivados deles věm sendo usados como fonte de medicamentos desde tempos remotos em diferentes culturas humanas e se perpetuando por meio da medicina tradicional. A relevância da medicina tradicional para a humanidade é atestada por números da Organização Mundial de Saúde, que estima que entre 75 e 80% da população humana mundial utiliza essa modalidade de medicina [2].

Comunidades humanas desenvolveram um acurado saber acerca das propriedades terapěuticas e medicinais dos animais e plantas, e o uso desses recursos naturais como remédio pode representar uma opção na substituição de medicamentos que a indústria farmacěutica coloca à disposição da população, a preços que não condizem com a sua realidade socioeconômica ou cultural [3]. O uso de animais para fins medicinais é conhecido como zooterapia [2, 4], e está intimamente relacionada à etnofarmacologia, ciěncia que procura entender o universo dos recursos naturais (plantas, animais e minerais) utilizados como drogas sob a ótica de grupos humanos [5, 6]. Levantamentos etnofarmacológicos são instrumentos promissores na descoberta de novas drogas [7].

Os conhecimentos e práticas zooterapěuticas são transmitidos de geração a geração, especialmente por meio da tradição oral, e estão bem integrados com outros aspectos da cultura da qual fazem parte. Marques [4] ressalta a zooterapia como prática supostamente presente em todas as culturas humanas (“hipótese da universalidade zooterápica”). O conhecimento sobre animais usados para fins medicinais é relevante para a ciěncia e sociedade humana, fazendo-se necessário um melhor entendimento deste fenômeno em seus aspectos históricos, econômicos, sociológicos, antropológicos e ambientais [8].

No Brasil, animais věm sendo amplamente utilizados como recurso medicinal desde antes da chegada dos colonizadores [9]. A manifestação da medicina popular e, particularmente, da zooterapia no país, configura uma interação de elementos indígenas, africanos e europeus, resultando em uma rica etnomedicina que tem tido um papel importante nas práticas de saúde de pessoas pertencentes a diferentes classes sociais em todo o país [9,10].

Embora o uso de animais para fins medicinais seja amplamente disseminado no Brasil, esse tema tem sido pouco estudado quando comparado às plantas medicinais [3,6]. Não obstante, a partir dos anos 80, alguns estudos sobre o tema věm sendo desenvolvidos, os quais confirmam a importância da zooterapia em áreas urbanas e rurais em diferentes regiões do Brasil (e.g. 3, 9, 11–16). Por outro lado, a conservação de animais de importância medicinal usados popularmente gera questões relevantes dentro de uma perspectiva ecológica. Algumas espécies usadas na medicina popular brasileira encontram-se ameaçadas de extinção ou em perigo de sobreexplotação [9,11, 17, 18]. Apesar de essenciais para se avaliar a magnitude e o impacto da zooterapia sobre as espécies-alvo, estudos relacionados a essa vertente de uso social da biodiversidade těm recebido pouca atenção, quando comparados à gama de trabalhos envolvendo espécies utilizadas para fins alimentares. Neste contexto, estudos que visem inventariar as espécies de animais usadas para propósitos medicinais representam um primeiro passo para que o problema possa ser diagnosticado e para que estratégias de conservação e manejo, sobretudo das espécies mais fortemente exploradas, sejam delineadas.

O presente estudo tem por objetivo compilar informações sobre as espécies de invertebrados utilizadas na medicina popular no Brasil e discutir possíveis implicações conservacionistas decorrentes da exploração de algumas espécies. Espera-se contribuir para aumentar nosso conhecimento acerca dos recursos faunísticos usados na medicina popular no país, alertando para a necessidade de proteger a biodiversidade e, ao mesmo tempo, o conhecimento tradicional. Busca-se ainda enfatizar a importância de uma modalidade terapěutica que apesar de amplamente disseminada no país, vem recebendo pouca atenção por parte da comunidade científica.

Métodos

O trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica referente a trabalhos que apontassem o uso de animais medicinais no Brasil, com foco nos invertebrados. Pesquisas foram realizadas nas bases de dados bibliográficos: Web of Science, Scopus e Google Scholar. Além disso, foram obtidos trabalhos em bibliotecas e pedidos diretamente aos autores. Foram compilados trabalhos etnozoológicos e etnoecológicos que citassem invertebrados usados para fins medicinais, sendo consultados artigos, livros, capítulos de livros, teses e monografias [3, 9101112, 14, 15, 1920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950]. Para confecção do banco de dados, considerou-se apenas as espécies devidamente identificadas, sendo desconsiderados animais citados apenas em nível genérico e/ou por nomes vernaculares. Os nomes científicos de alguns táxons foram atualizados de acordo com a ITIS Catalogue of Life: 2009 Annual Checklist [51].

Fig. 1

Algumas espécies de equinodermos utilizadas para fins medicinais no Brasil: a) Luidia senegalensis, b) Oreaster reticulatus, c) Lytechinus variegatus, e d) Echinaster echinophorus. Todas as trěs espécies de estrelas ilustradas encontram-se ameaçadas de extinção no Brasil. Fotos: Thelma Dias (a, c, d) e Ronaldo Bastos Francini-Filho (b).

10.1177_194008291000300204-fig1.tif

Resultados

Um total de 81 espécies de invertebrados utilizados com propósitos medicinais foi registrado nos trabalhos compilados, sendo 42 espécies terrestres, 35 marinhas/estuarinas e 4 dulcícolas. As espécies inventariadas compreendem 5 categorias taxonômicas e estão distribuídas em 41 famílias. As categorias com maior número de espécies medicinais citadas foram: insetos (n=41), moluscos (n=17) e crustáceos (n=16) (Tabela 1 Apěndice 1).

As 81 espécies registradas são utilizadas para tratar diferentes enfermidades, que são classificadas em 19 categorias de acordo com o Centro Brasileiro de Controle de Doenças [52]. A doença mais tratada utilizando-se invertebrados medicinais é a asma, para a qual emprega-se 34 espécies (Tabela 1). As espécies utilizadas para tratamento de uma maior variedade de enfermidades são os insetos: abelhas da família Apidae – Apis mellifera (28 enfermidades), Melipona scutellaris (26), Trigona spinipes (23), e a barata Blattidae Periplaneta americana (21).

Quatro espécies de estrelas-do-mar estão incluídas no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção [53]: Oreaster reticulatus, Echinaster echinophorus, E. brasiliensis e Luidia senegalensis. Outras trěs espécies marinhas/estuarinas utilizadas como remédio estão listadas na Lista Oficial das Espécies de Invertebrados Aquáticos e Peixes Ameaçados de Extinção e Sobreexplotados ou Ameaçados de Sobreexplotação [54]: Ucides cordatus (caranguejo-uçá), Cardisoma guanhumi (goiamum) e o Xiphopenaeus kroyeri (camarão-branco). As figuras 1 e 2 ilustram algumas das espécies de invertebrados utilizadas e comercializadas para fins medicinais em seu ambiente natural.

Fig. 2

Algumas espécies de cnidários (a–b) e moluscos (c–d) utilizadas para fins medicinais no Brasil: a) Coral escleractínio Mussismilia harttii, b) Hidrozoário colonial Physalia physalis, c) Gastrópode Cassis tuberosa, e d) Gastrópode enděmico do Brasil Turbinella laevigata. Fotos: Thelma Dias (a–c) e Luis Carlos (d).

10.1177_194008291000300204-fig2.tif

Discussão

O número de invertebrados reportados como medicinais é expressivo e demonstra a importância desse grupo como alternativa terapěutica no Brasil. Não obstante, a quantidade de invertebrados medicinais usados no Brasil é certamente maior que o número até o momento estabelecido, uma vez que as pesquisas sobre o tema ainda são incipientes, evidenciando a necessidade de estudos adicionais buscando inventariar a fauna medicinal do país de uma maneira mais completa. Além disso, não se considerou invertebrados registrados pelo nome vulgar ou identificados apenas em nível genérico, indicando que esta lista pode ser bem maior.

Fig. 3

Estrelas-do-mar secas à venda em mercados populares do nordeste do Brasil: a) Oreaster reticulatus (esquerda) e Astropecten sp. (direita), e b) Aglomerado de estrelas (Oreaster reticulatus) junto a couro de lagartos. Fotos: Rômulo Alves.

10.1177_194008291000300204-fig3.tif

Produtos zooterápicos e sua utilização

Os invertebrados medicinais registrados podem ser utilizados integralmente ou em partes isoladas, tais como carne, cabeça, vísceras, concha, abdome, secreções do corpo e produtos do metabolismo. A maioria dessas matérias-primas tem sido registrada em outros trabalhos acerca da utilização humana dos recursos zooterápicos em outros países do mundo [eg. 8, 55, 56], o que sugere que essa prática é amplamente disseminada. As doenças mais comumente tratadas com animais medicinais são asma e dor de garganta, para as quais diversas espécies são indicadas.

Diferentes modos de preparação e administração dos recursos zooterápicos são reportados nos trabalhos, mas, em geral, partes duras de animais, tais como conchas, geralmente são secas ao sol, pisadas ou raladas, resultando em um pó, que é então utilizado para preparação de chás ou ingerido juntamente com a alimentação. Animais inteiros como baratas (Periplaneta americana) também podem ser torrados e transformados em pó, sendo também utilizados como chás. Secreções e óleos geralmente são massageados sobre áreas afetadas por enfermidades ou ingeridos oralmente. Formas de uso similares são reportadas para o uso de zooterápicos derivados de vertebrados no Brasil [9]. Alguns produtos zooterápicos podem ser usados em associação com plantas medicinais em “garrafadas”, uma bebida terapěutica composta por várias plantas embebidas em cachaça (aguardente de cana-de-açúcar) ou em vinho branco e armazenadas em garrafas (daí o nome garrafada) [575859].

Dentre os animais registrados, alguns věm sendo amplamente utilizadas na medicina moderna. Por exemplo, o mel de abelha, produto com aplicação clínica no tratamento de feridas, úlceras e queimaduras [60, 61], sendo também considerado um excelente agente antibacteriano [60]. Para a maioria das espécies, entretanto, não há pesquisas sobre o seu potencial clínico-farmacológico, evidenciando a necessidade de estudos a fim de esclarecer as eventuais utilidades terapěuticas desses recursos. Alguns estudos recentes těm mostrado que produtos animais (invertebrados e vertebrados) těm utilidade terapěutica. Extratos obtidos dos tentáculos de Hydra sp. possuem uma alta atividade antibactericida [62]. Ciscotto et al. [63] descrevem a atividade antibactericida e antiparasitária do ácido l-amino oxidase proveniente do veneno da serpente Bothropoides jararaca. Coutinho et al. [64] sugerem que produtos naturais do cupim Nasutitermes corniger podem ser usado como uma fonte de produtos naturais com atividade antibiótica.

O expressivo número de espécies registradas evidencia que os invertebrados são recursos terapěuticos culturalmente importantes. No entanto, a escassez de trabalhos sobre zooterapia no Brasil, assim como ocorre em todo o mundo, tem contribuído para que a importância dos recursos zooterápicos venha sendo subestimada. Alves & Rosa [22], que estudaram o comércio de animais medicinais em mercados de áreas metropolitanas do Norte e Nordeste do Brasil, sugerem que um dos fatores que certamente contribui para a escassez de informações sobre o assunto é o caráter clandestino ou semiclandestino da atividade. Estes autores enfatizam que embora a maioria dos erveiros também comercialize animais medicinais em associação com plantas medicinais, boa parte deles não admite que vende produtos zooterápicos por ter conhecimento que o comércio de animais silvestres representa uma atividade ilegal.

Fatores associados à utilização medicinal de animais

A acessibilidade e disponibilidade dos recursos faunísticos, a eficácia percebida e aspectos socioeconômics e culturais são as razões principais para a popularidade da zooterapia no Brasil [9, 15, 202122]. Produtos zooterápicos geralmente são armazenados em condições sanitárias inadequadas, o que representa um risco à saúde dos usuários. A zooterapia não se restringe apenas às áreas rurais, uma vez que um vasto repertório de animais e produtos derivados são comumente comercializados em mercados e feiras livres de diferentes cidades do Brasil. Neste sentido, evidenciase que além dos aspectos ambientais, as implicações do uso medicinal de animais e suas partes para saúde pública devem ser discutidas, visto que consiste em uma alternativa terapěutica bastante disseminada em áreas urbanas e rurais [9]. Adicionalmente, estudos químicos e farmacológicos devem ser feitos para comprovação laboratorial dos efeitos medicinais e/ou toxicológicos das espécies de animais usados com fins medicinais.

Implicações para conservação

Considerando que animais representam uma importante fonte de medicamentos usados em diferentes sistemas médicos tradicionais, a zooterapia torna-se extremamente relevante dentro de uma perspectiva conservacionista. Em todo o mundo, populações de diversas espécies věm sendo sobreexploradas, e a demanda criada pela medicina tradicional é uma das causas da sobreexploração [1, 65666768]. Os aspectos ecológicos associados à zooterapia representam uma das principais razões para se estudar o uso de animais para fins medicinais [2].

Dentre as espécies medicinais registradas no presente estudo, as estrelas-do-mar Luidia senegalensis, Echinaster brasiliensis, E. echinophorus e Oreaster reticulatus constam na lista oficial das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção [53] (Figura 1). As principais ameaças elencadas para essas espécies são a coleta acidental, como fauna acompanhante em arrastos de pesca, destruição e descaracterização de hábitat, coleta predatória para fins de aquariofilia, efeitos poluentes causados pelos constantes derramamentos de óleo, esgotos sanitários de origem doméstica e industrial sem tratamento, captura predatória para comercialização e excesso de turistas e mergulhadores nas localidades onde ocorrem [53]. No entanto, espécimes secos dessas espécies também são utilizados em rituais religiosos e vendidos, às centenas, como objetos de decoração [53, 69, 70] (Figura 3). O caráter informal do comércio destes animais na forma seca e a escassez de estudos que relatem esse comércio contribuem para que essa atividade não apresente grande visibilidade junto ao meio acaděmico e à sociedade em geral. Porém, percebe-se que o uso medicinal pode representar uma pressão adicional sobre as espécies, que deve ser considerado num contexto maior de degradação.

Esta situação torna-se particularmente preocupante quando analisamos o atual estado de conservação de algumas espécies de estrelas-do-mar envolvidas no uso medicinal. De acordo com Amaral et al. [71], as populações de Luidia senegalensis věm sofrendo redução gradual, sendo atualmente estimadas em menos de 1.000 indivíduos adultos. O mesmo vem sendo observado para Oreaster reticulatus, cujo tamanho populacional atual é estimado em 2.500 indivíduos adultos [71]. Ainda segundo estes autores, ambas as espécies estão sujeitas aos efeitos de atividades antrópicas, correndo o risco de se tornarem criticamente em perigo ou extintas em curto período de tempo.

Para a maioria das espécies de estrelas-do-mar, há carěncia de estudos básicos e/ou avançados em termos de taxonomia, biologia, ecologia, pesca e comércio e, para algumas delas, não se sabe, nem mesmo, os locais de ocorrěncia no Brasil, dificultando a obtenção de dados pretéritos acerca do seu estado populacional e de conservação. As espécies do gěnero Echinaster registradas no comércio medicinal, por exemplo, ainda encontram-se taxonomicamente mal definidas [71].

A preocupação com a conservação dos animais de importância medicinal é discutida por diversos autores [1, 2, 9, 161718, 65666768]. De acordo com a CITES [72], de um total de 233 espécies de animais comercializadas para propósitos medicinais, 146 (63%) encontram-se listadas em um de seus apěndices. Certamente, a utilização de animais para propósitos medicinais provoca uma forte pressão extrativista sobre as populações naturais, devido à grande aceitação das práticas médicas tradicionais [9]. Entre os vertebrados, essa pressão tem contribuído para o declínio de populações naturais de espécies já criticamente ameaçadas, a exemplo do que vem ocorrendo com animais utilizados na Medicina Tradicional Chinesa, como tigres, ursos, rinocerontes e cavalos-marinhos [65666768]. No entanto, entre os invertebrados, dentro de um contexto brasileiro, aparentemente, a utilização médico-tradicional vem ocorrendo de maneira sustentável. Embora espécies ameaçadas sejam usadas medicinalmente, pode-se perceber que o impacto dessa prática é pouco expressivo, sobretudo quando comparado a outros fatores, como a degradação de hábitat e captura desses animais para outros fins que não medicinais, causas evidentes do declínio populacional de algumas espécies. Deve-se ressaltar ainda que na maioria das vezes o arsenal zooterápico é constituído por subprodutos animais. Como muitas espécies medicinais apresentam usos múltiplos (ex: alimentar, medicinal, mágico-religioso, entre outros), o real motivo para sua captura pode não ser o uso medicinal, sendo os animais capturados para outro propósito, e as partes não utilizadas são aproveitadas na medicina popular. Como apontam Moura & Marque [33], uma característica comum em frações de animais, ou mesmo em animais inteiros usados como medicinais, é a sua inutilidade para outros fins.

A substituição dos produtos zooterápicos derivados de espécies animais ameaçadas por plantas medicinais ou por matéria-prima derivada de outros animais não ameaçados e legalmente comercializados poderia diminuir a pressão sobre as espécies ameaçadas de extinção ou sobreexploradas. Sodeinde & Soewu [73] ressaltam que a pressão sobre espécies ameaçadas utilizadas em receitas medicinais tradicionais poderia ser reduzida pela substituição por espécies comuns, quando apropriado; entretanto, chamam a atenção para a necessidade de uma análise detalhada em relação à sustentabilidade da espécie substituta visando assim assegurar a viabilidade de sua exploração. A mesma cautela deve ser adotada em relação à substituição por espécies vegetais.

Anyinam [74] ressalta que a natureza da interrelação e interações entre etnomedicina e ecologia pode ter aspectos positivos e negativos. A cautela quanto a impactos negativos sobre a biodiversidade não deve se restringir à utilização tradicional dos animais ou seus produtos, mas estender-se à utilização pela indústria farmacěutica [75]. É importante salientar ainda que o uso de animais devido ao seu valor medicinal é uma das formas de utilização da diversidade biológica [76]. Desse modo, é importante deixar claro que, apesar da prática da etnomedicina por populações tradicionais não estar dissociada da degradação ambiental, ela é uma parte integral da cultura de povos indígenas em muitas partes do mundo, tendo uma interface fechada com ecossistemas locais [74]. Diferentes autores reconhecem que os aspectos sócio-culturais devem ser considerados em todas as discussões sobre o desenvolvimento sustentável [77, 78]. Esta perspectiva social inclui o modo como os povos percebem, utilizam, alocam, transferem e manejam seus recursos naturais. Nesse sentido, a inclusão da zooterapia dentro da multidimensionalidade do desenvolvimento sustentável traduz-se como um dos elementos fundamentais para se chegar a sustentabilidade dos recursos faunísticos.

Para viabilizar o uso sustentável dos recursos naturais é necessário conhecer a relação entre as populações humanas e seu meio ambiente. Estudos nesse sentido são extremamente importantes para pensar formas racionais de manejo de recursos naturais, já que assumem que as comunidades em contato com estes recursos são também responsáveis pela sua manutenção [79808182838485868788]. As necessidades de populações locais no que diz respeito aos cuidados de saúde tradicionais devem ser respeitadas, bem como suporte deve ser oferecido para melhorar o manejo de plantas e animais medicinais ameaçados, ressaltando-se o valor utilitário da proteção das espécies e a perspectiva de uso da diversidade biológica em longo prazo. Como aponta Soejarto [89], a conservação permite o uso continuado dos recursos de maneira não destrutiva e sustentável.

A diversidade da fauna brasileira, a cultura popular e a importância comercial são fatores que certamente mantěm e impulsionam o uso e comércio de animais para fins terapěuticos no Brasil. A falta de monitoramento e regulamentação desse comércio é preocupante. Nesse sentido, estudos multidisciplinares envolvendo aspectos sociais, culturais, econômicos, clínicos e ambientais são necessários para que sejam ampliados os conhecimentos sobre os animais medicinais, visando o estabelecimento de medidas de manejo adequadas que possibilitem a sustentabilidade dos recursos zooterápicos.

Agradecimentos

Somos gratos ao colega Ronaldo B. Francini-Filho por ter cedido a foto da estrela-do-mar Oreaster reticulatus e aos dois revisores anônimos que contribuíram para melhoria do nosso trabalho.

Referências

1.

Alves, R.R.N., , and Rosa, I.L., 2007. Biodiversity, traditional medicine and public health: where do they meet? Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 3:1–9. Google Scholar

2.

Alves, R.R.N., , and Rosa, I.L., 2005. Why study the use of animal products in traditional medicines?. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 1: 1–5. Google Scholar

3.

Alves, R.R.N., , and Rosa, I.L., 2006. From cnidarians to mammals: The use of animals as remedies in fishing communities in NE Brazil. Journal of Ethnopharmacology 107: 259–276. Google Scholar

4.

Marques, J. G. W., 1994. A fauna medicinal dos índios Kuna de San Blas (Panamá) e a hipótese da universalidade zooterapica. In: Anais da 46a Reunião Anual da SBPC. Vitória, Brasil. Google Scholar

5.

Schultes, R.E., 1962. The role of ethnobotanist in the search for new medicinal plants. Lloydia 25: 257–266. Google Scholar

6.

Rao, R.R., , and Hajra, P.K., 1987. Methods of research in ethnobotany. In: A manual of ethnobotany.Jain, SK, (Ed.). Jodhpur: Rajasthan Law Weekly Press. Google Scholar

7.

Rodrigues, E., , and Carlini, E. L. A., 2003. Levantamento etnofarmacológico realizado entre um grupo de quilombolas do Brasil. Arquivos Brasileiros de Fitomedicina Científica 1(2): 80–87. Google Scholar

8.

Lev, E., 2003. Traditional healing with animals (zootherapy): medieval to present-day Levantine practice. Journal of Ethnopharmacology 86: 107–118. Google Scholar

9.

Alves, R.R.N., , and Rosa, I.L., , and Santana, G., 2007. The Role of Animal-derived Remedies as Complementary Medicine in Brazil. BioScience 57(11): 949–955. Google Scholar

10.

Costa-Neto, E.M., 1999. Healing with animals in Feira de Santana city, Bahia, Brazil. Journal of Ethnopharmacology 65: 225–230. Google Scholar

11.

Ferreira, F.S., Brito, S.V., Ribeiro, S.C., Saraiva, A.A.F., Almeida, W.O., , and Alves, RRN., 2009. Animal-based folk remedies sold in public markets in Crato and Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil. BMC Complementary and Alternative Medicine 9:17. Google Scholar

12.

Ferreira, F.S., Brito, S.V., Ribeiro, S. C., Almeida, W. O., , and Alves, R. R.N., 2009. Zootherapeutics utilized by residents of the community Poco Dantas, Crato-CE, Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 5: 21. Google Scholar

13.

Alves, R. R. N., Neto, N.A.L., Santana, G. G., Vieira, W.L.S., Almeida, W. O., 2009. Reptiles used for medicinal and magic religious purposes in Brazil. Applied Herpetology 6: 257–274. Google Scholar

14.

Alves, R.R.N., Neto, Leo N. A., Brooks, S. E., Albuquerque, U. P., 2009. Commercialization of animal-derived remedies as complementary medicine in the semi-arid region of Northeastern Brazil. Journal of Ethnopharmacology 124 (3): 600–608. Google Scholar

15.

Alves, R. R. N., Barbosa, J. A. A., Santos, S. L. D. X., Souto, W. M. S., Barboza, R. R. D., 2009. Animal-based remedies as complementary medicines in the semi-arid region of Northeastern Brazil. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine https://doi.org/10.1093/ecam/nep134 Google Scholar

16.

Alves, R. R. N., Filho, Pereira G. A., Lima, Y. C. C., 2007. Snakes used in ethnomedicine in Northeast Brazil. Environment, Development and Sustainability 9: 455–464. Google Scholar

17.

Vincent, A. C. J., 1995. Trade in seahorses for traditional Chinese Medicines, Aquarium Fishes and Curios. Traffic Bulletin 15 (3): 125–128. Google Scholar

18.

Lee, S.K.H., 1999. Trade in traditional medicine using endangered species: an international context. Proceedings of the second Australian Symposium on traditional medicine and wildlife conservation, Melbourne Australia. Google Scholar

19.

Almeida, C.F.C.B.R., , and Albuquerque, U.P., 2002. Uso e conservação de plantas e animais medicinais no Estado de Pernambuco (Nordeste do Brasil): Um estudo de caso. Interciencia 27:276–285. Google Scholar

20.

Alves, R.R.N., Lima, H.N., Tavares, M.C., Souto, W.M.S., Barboza, R.R.D., , and Vasconcellos, A., 2008. Animal-based remedies as complementary medicines in Santa Cruz do Capibaribe, Brazil. BMC Complementary and Alternative Medicine 8(44): 1–9. Google Scholar

21.

Alves, R.R.N., , and Rosa, I.L., 2007. Zootherapeutic practices among fishing communities in North and Northeast Brazil: A comparison. Journal of Ethnopharmacology 111: 82–103. Google Scholar

22.

Alves, R.R.N., , and Rosa, I.L., 2007. Zootherapy goes to town: The use of animal-based remedies in urban areas of NE and N Brazil. Journal of Ethnopharmacology 113: 541–555. Google Scholar

23.

Almeida, A.V., 2005. Prescrições zooterápicas indígenas brasileiras nas obras de Guilherme Piso (1611–1679) In: Atualidades em Etnobiologia e Etnoecologia.Alves, A.G.C., Lucena, R.F.P., , and Albuquerque, U.P., (Eds.). Nuppea, Recife, Brazil. Google Scholar

24.

Branch, L., , and Silva, M.F., 1983. Folk medicine in Alter do Chão, Pará, Brasil. Acta Amazônica 13: 737–797. Google Scholar

25.

Campos, E., 1960. Folclore do Nordeste.1st ed.Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro. Google Scholar

26.

Costa-Neto, E.M., 1996. Faunistic resources used as medicines by an Afro-Brazilian community from Chapada Diamantina National Park, state of Bahia-Brazil. Sitientibus 15: 211–219. Google Scholar

27.

Costa-Neto, E. M., 2000. Introdução a etnoentomologia: considerações metodológicas e estudo de casos.1st ed.Feira de Santana, Brazil: Editora Universitária da UEFS. Google Scholar

28.

Costa-Neto, E.M., , and Oliveira, M.V., 2000. Cockroach is good for Asthma: Zootherapeutic Practices in Northeastern Brazil. Human Ecology Review 7(2): 41–51. Google Scholar

29.

Costa-Neto, E.M., , and Pacheco, J.M., 2005. Utilização medicinal de insetos no povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Bahia, Brasil. Biotemas 18(1): 113–133. Google Scholar

30.

Figueiredo, N., 1994. Os ‘bichos’ que curam: os animais e a medicina ‘folk’ em Belém do Pará. Boletim do Museu Paraense Emílio Göeldi 10 (1): 75–91. Google Scholar

31.

Lenko, K., , and Papavero, N., 1996. Insetos no Folclore.1st ed.São Paulo: Plêiade/ FAPESP. Google Scholar

32.

Mallmann, M.L.W., 1996. A farmacopéia do mar: invertebrados marinhos de interesse médico e a etnomedicina alagoana. Tese de especialização. Universidade Federal de Alagoas, Departamento de Biologia. Google Scholar

33.

Moura, F.B.P., , and Marques, J.G.W., 2008. Zooterapia popular na Chapada Diamantina: uma Medicina incidental?. Ciência & Saúde Coletiva 13 (2): 2179–2188. Google Scholar

34.

Silva, M.L.V., Alves, A.G.C., , and Almeida, A.V., 2004. A zooterapia no Recife (Pernambuco): uma articulação entre as práticas e a história. Biotemas 17: 95–116 Google Scholar

35.

Souto, F.J.B., Andrade, C.T.S., , and Souza, A.F., 1999. Uma abordagem etnoecológica sobre a zooterapia na medicina popular em Andaraí, Chapada Diamantina, Bahia. In: Proceedings of the first Encontro Baiano de Etnobiologia e Etnoecologia. Feira de Santana, Brazil: EDUFS. Google Scholar

36.

Alves, R.R.N., 2009. Fauna used in popular medicine in Northeast Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 5:1. Google Scholar

37.

Alves, R.R.N., Soares, T.C., , and Mourão, J.S., 2008. Uso de animais medicinais na comunidade de Bom Sucesso, Soledade, Paraíba. Sitientibus Série Ciências Biológicas 8(2):142–147. Google Scholar

38.

Marques, J.G.W., 1995. Pescando Pescadores: Etnoecologia abrangente no baixo São Francisco Alagoano. São Paulo: NUPAUB/USP. Google Scholar

39.

Seixas, C., , and Begossi, A., 2001. Ethnozoology of caiçaras from Aventureiro, Ilha Grande. Journal of Ethnobiology 21(1): 107–135. Google Scholar

40.

Costa-Neto, E.M., 1999. Barata é um santo remédio: introdução a zooterapia popular no Estado da Bahia. Feira de Santana: Editora Universitária da UEFS. Google Scholar

41.

Costa-Neto, E.M., 2002. The use of insects in folk medicine in the State of Bahia, northeastern Brazil, with notes on insects reported elsewhere in Brazilian folk medicine. Human Ecology 30(2): 245–263. Google Scholar

42.

Begossi, A., 1992. Food taboos at Búzios Island (SE Brazil): their significance and relation to folk medicine. Journal of Ethnobiology 12(1): 117–139. Google Scholar

43.

Costa-Neto, E.M., 2001. A cultura pesqueira do litoral Norte da Bahia. Bahia: EDUFBA; EDUFAL Google Scholar

44.

Costa-Neto, E. M., 2000. Zootherapy based medicinal traditions in Brazil. Honeybee 11(2): 2–4. Google Scholar

45.

Costa-Neto, E.M., 1999. Traditional use and sale of animals as medicines in Feira de Santana city, Bahia, Brazil. Indigenous Knowledge and Development Monitor 7: 6–9. Google Scholar

46.

Costa-Neto, E.M., 2000. Conhecimento e usos tradicionais de recursos faunísticos por uma comunidade Afro-Brasileira. Resultados Preliminares. Interciencia 25(9): 423–431. Google Scholar

47.

Costa-Neto, E.M., 2005. Animal-based medicines: biological prospection and the sustainable use of zootherapeutic resources. Anais da Academia Brasileira de Ciências 77(1): 33–43. Google Scholar

48.

Costa-Neto, E.M., 1999. Recursos animais utilizados na medicina tradicional dos índios Pankararés, que habitam no Nordeste do Estado da Bahia, Brasil. Actualidades Biologicas 21: 69–79. Google Scholar

49.

Costa-Neto, E.M., Faunistc Resources used as medicines by an Afro-brazilian community from Chapada Diamantina National Park, State of Bahia-Brazil. Sitientibus 15: 211–219. Google Scholar

50.

Costa-Neto, E.M., , and Marques, J.G.W., 2000. Faunistic resources used as medicines by artisanal fishermen from Siribinha Beach, State of Bahia, Brazil. Journal of Ethnobiology 20(1): 93–109. Google Scholar

51.

ITIS – Integrated Taxonomic Information System. 2009. Catalogue of Life 2008 - Annual Checklist.  http://www.catalogueoflife.org/annual-checklist/search.phpGoogle Scholar

52.

Centro Brasileiro de Classificação de Doenças (CBCD). 1993. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Décima Revisão. Volume I. Organização Mundial da Saúde (OMS). Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS,  http://www.datasus.gov.br/cid10/webhelp/cid10.htmGoogle Scholar

53.

Machado, A.B.M., Drummond, G.M., , and Paglia, A.P., 2008. Livro Vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Volume 2. Brasília, DF: MMA; Belo Horizonte, MG: Fundação Biodiversitas. Google Scholar

54.

MMA 2004MMA (Ministério do Meio Ambiente). 2004. Lista Nacional das espécies de invertebrados aquáticos e peixes sobreexplotadas ou ameaçadas de sobreexplotação. Instrução normativa No 5, de 21 de maio de 2004. Diário Oficial da União, 102, 136–142. Google Scholar

55.

El-Kamali, H. H., 2000. Folk medicinal use of some animal products in Central Sudan. Journal of Ethnopharmacology 72(1–2): 279–282. Google Scholar

56.

Mahawar, M.M., , and Jaroli, D.P., 2008. Traditional zootherapeutic studies in India: A review. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 4:17 Google Scholar

57.

Agra, M.F., Baracho, G.S., Nurit, K., Basílio, I.J.L.D., , and Coelho, V.P.M., 2007. Medicinal and poisonous diversity of the flora of “Cariri Paraibano”, Brazil. Journal of Ethnopharmacology 111:383–395. Google Scholar

58.

Camargo, M., 1975. Garrafada. Ministério da Educação e Cultura. Rio de Janeiro. Google Scholar

59.

Ngokwey, N., 1995. Home remedies and doctors' remedies in Feira (Brazil). Social Science and Medicine 40 (8):1141–53. Google Scholar

60.

Farouk, A., Hassan, T., Kashif, H., Khalid, S.A., Mutawali, I., , and Wadi, M., 1988. Studies on Sudanese Bee Honey: Laboratory and Clinical Evaluation. International Journal of Crude Drug Research 26 (3): 161–168. Google Scholar

61.

Nazrul-Islam, S.K., Ferdous, A.J., Hassan, C.M., Hassan, M., , and Sultana, S., 1993. Screening of honey for its antibacterial properties against pathogenic bacteria including resistant strains of Shigella. Fitoterapia 2: 176–178. Google Scholar

62.

Bosch, T.C.G., Augustin, R., Anton-Erxleben, F., Fraune, S., Hemmrich, G., Zill, H., Rosenstiel, P., Jacobs, G., Schreiber, S., Leippe, M., Stanisak, M., Grötzinger, J., Jung, S., Podschun, R., Bartels, J., Harder, J., , and Schröder, J.M., 2009. Uncovering the evolutionary history of innate immunity: the simple metazoan Hydra uses epithelial cells for host defense. Dev. Comp. Immunol. 33: 559–569 Google Scholar

63.

Ciscotto, P., Avila, R. A. M., Coelho, E.A.F., Oliveira, J., Diniz, C.G., Farías, L.M., Carvalho, M.A.R., Maria, W.S., Sanchez, E.F., Borges, A., , and Chávez-Olórtegui, C., 2009. Antigenic, microbicidal and antiparasitic properties of an L-amino acid oxidase isolated from Bothrops jararaca snake venom. Toxicon 53: 330–341. Google Scholar

64.

Coutinho, H. D. M., Vasconcellos, A., Lima, M. A., Almeida-Filho, G. G., , and Alves, R. R. N., 2009. Termite usage associated with antibiotic therapy: enhancement of aminoglycoside antibiotic activity by natural products of Nasutitermes corniger (Motschulsky 1855). BMC Complementary and Alternative Medicine 9:35. Google Scholar

65.

Lee, S., Hoover, C., Gaski, A., , and Mills, J., 1998. A world apart?. Attitudes Toward Traditional Chinese Medicine and Endangered Species in Hong Kong and the United States. TRAFFIC East Asia. TRAFFIC North América. WWF–U.S. Google Scholar

66.

Kang, S., , and Phipps, M., 2003. A question of attitude: South Korea's Traditional Medicine Practitioners and Wildlife Conservation. TRAFFIC East Asia, Hong Kong. Google Scholar

67.

Still, J., 2003. Use of animal products in traditional Chinese medicine: environmental impact and health hazards. Complementary Therapies Medicine 11(2): 118–122. Google Scholar

68.

Debbie, N.G., , and Burgess, E. A., 2004. Against the Grain: Trade in musk deer products in Singapore and Malaysia. TRAFFIC Southeast Asia. Google Scholar

69.

Neto, Leo N., Brooks, S. E., Alves, R. R. N., 2009. From Eshu to Obatala: animals used in sacrificial rituals at Candomble terreiros in Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 5: 23. Google Scholar

70.

Alves, R.R.N., 2006. Uso e comércio de animais para fins medicinais e mágico-religiosos no Norte e Nordeste do Brasil. PhD Thesis, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba. Google Scholar

71.

Amaral, A.C.Z., Volkmer-Ribeiro, C., Mansur, M. C. D., Santos, S.B., Avelar, W.E.P., Mattews-Cascon, H., Leite, F.P.P., Melo, G. A. S., Coelho, P. A., Buckup, G. B., Buckup, L., Ventura, C.R.R., Tiago, C.G., 2008. A Situação de Ameaça dos Invertebrados Aquáticos no Brasil. In: Machado, A.B.M., Drummond, G.M., Paglia, A.P., (Org.). Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 1 ed.Brasilia (DF): Ministério do Meio Ambiente - MMA, 2008, v. 2, p. 156–165. Google Scholar

72.

CITES - Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora. 2002. Eighteenth meeting of the Animals Committee San José (Costa Rica, 8–12 april de 2002). List of species traded for medicinal purposes. Documento: AC18 Doc. 13.1. 12 p.  http://www.cites.org/esp/cttee/animals/18/S18-13-1.pdf Google Scholar

73.

Sodeinde, O.A., Soewu, D.A., 1999. Pilot study of the traditional medicine trade in Nigeria. Traffic Bull. 18: 35–40. Google Scholar

74.

Anyinam, C., 1995. Ecology and ethnomedicine: exploring links between current environmental crisis and indigenous medical practices. Social Science & Medicine 40(3): 321–329. Google Scholar

75.

Marques, J. G. W., 1997. ‘Fauna medicinal: Recurso do ambiente ou ameaça à biodiversidade?’. Mutum 1(1): 4. Google Scholar

76.

Celso, R., 1992. Criação de condições e incentivos para a conservação local de biodiversidade. In: A estratégia global da biodiversidade. Diretrizes de ação para estudar, salvar e usar de maneira sustentável e justa a riqueza biótica da Terra.Speth, J. C., Holdgate, M. W., , and Tolba, M. K., (Eds.), WRI/UICN/PNUMA, pp. 93–93, Rio de Janeiro. Google Scholar

77.

Morin-Labatut, G., , and Akhtar, S., 1992. Traditional environmental knowledge: a resource to manage and share. Development 4: 24–30. Google Scholar

78.

Posey, D.A., 1997. Exploração da biodiversidade e do conhecimento indígena na América Latina: desafios à soberania e á velha ordem. In: Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas, Cavalcanti, C., . (Ed.), pp. 345–368, Cortez, São Paulo. Google Scholar

79.

Nazario, N., 2003. Atitudes de produtores rurais: perspectivas de conservação dos fragmentos de cerrado do Assentamento Reunidas, Promissão, SP. Dissertação de Mestrado, USP, São Paulo. 132p. Google Scholar

80.

Rocha, M.S.P., Mourão, J. S., Souto, M.S.W., Barboza, R.R.D., and Alves, R.R.N., 2008. O Uso dos Recursos Pesqueiros no Estuário do Rio Mamanguape, Estado da Paraíba, Brasil. Interciencia 33: 903–909. Google Scholar

81.

Tôrres, D.F., Oliveira, E.S., Alves, R. R. N., and Vasconcellos, A., 2009. Etnobotânica e etnozoologia em unidades de conservação: uso da biodiversidade na Apa de Genipabu, Rio Grande do Norte, Brasil. Interciencia 34: 623–629. Google Scholar

82.

Alves, R. R. N., Barboza, R.R.D., and Souto, M.S.W., 2010. Primates in traditional folk medicine: a world overview. Mammal Review 40 (2): 155–180. Google Scholar

83.

Alves, R. R. N., Vieira, W. L. S., and Santana, G. G., 2008. Reptiles used in traditional folk medicine: conservation implications. Biodiversity and Conservation 17: 2037–2049. Google Scholar

84.

Confessor, M. A., Mendonca, L.E.T., Mourão, J.S., and Alves, R. R. N., 2009. Animals to heal animals: ethnoveterinary practices in semi-arid region, Northeastern Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 5: 37. Google Scholar

85.

Alves, R.R.N., Mendonça, L.E.T., Confessor, M.V., Vieira, W.L.S., and Lopez, L.C.S., 2009. Hunting strategies used in the semi-arid region of northeastern Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 5: 12. Google Scholar

86.

Oliveira, E.S., Tôrres, D.F., Brooks, S. E., Alves, R. R. N., 2010. The medicinal animal markets in the metropolitan region of Natal City, Northeastern Brazil. Journal of Ethnopharmacology https://doi.org/10.1016/j.jep.2010.04.010. Google Scholar

87.

Alves, R. R. N., Nogueira, E. E. G., Araujo, H. F. P., Brooks, S. E., 2010. Bird-keeping in the Caatinga, NE Brazil. Human Ecology 38: 147–156. Google Scholar

88.

Alves, R. R. N., Barboza, R. R. D., Souto, W. M. S., 2010. A Global overview of canids used in traditional medicines. Biodiversity and Conservation 19: 1513–1522. Google Scholar

89.

Soejarto, D. D., 1996. Biodiversity prospecting and benefit-sharing: perspectives from the field. Journal of Ethnopharmacology 51 (1–3): 1–15 Google Scholar

Appendices

Apěndice1:

Invertebrados utilizados na medicina popular brasileira.

10.1177_194008291000300204-table1.tif
© 2010 Rômulo R. N. Alves and Thelma L. P. Dias. This is an open access paper. We use the Creative Commons Attribution 3.0 license http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ - The license permits any user to download, print out, extract, archive, and distribute the article, so long as appropriate credit is given to the authors and source of the work. The license ensures that the published article will be as widely available as possible and that the article can be included in any scientific archive. Open Access authors retain the copyrights of their papers. Open access is a property of individual works, not necessarily journals or publishers.
Rômulo R. N. Alves and Thelma L. P. Dias "Usos de invertebrados na medicina popular no Brasil e suas implicações para conservação," Tropical Conservation Science 3(2), 159-174, (28 June 2010). https://doi.org/10.1177/194008291000300204
Received: 21 February 2010; Accepted: 18 April 2010; Published: 28 June 2010
KEYWORDS
Espécies ameaçadas
Invertebrados medicinais
Medicina popular
Zooterapia
Back to Top